A discussão sobre a importância dos jogos no ensino da Matemática vem
se concretizando, pois as crianças possuem uma grande capacidade de
raciocinar e colocar em prática sua capacidade de resolver
situações-problemas, caracterizando objetos e buscando uma linha de
resolução baseada em elucidações próprias. A proposta de um jogo em sala
de aula é muito importante para o desenvolvimento social, pois existem
alunos que se “fecham”, tem vergonha de perguntar sobre determinados
conteúdos, de expressar dúvidas, a Matemática se torna um problema para
eles.Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento
independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de
socializar os alunos, busca a cooperação mútua, participação da equipe
na busca incessante de elucidar o problema proposto pelo professor. Mas
para que isso aconteça, o educador precisa de um planejamento organizado
e um jogo que incite o aluno a buscar o resultado, ele precisa ser
interessante, desafiador. Nós, como
educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a
motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização,
concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo,
desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com
outras pessoas.
Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz
para a construção do conhecimento matemático. Referimo-nos àqueles que
implicam conhecimentos matemáticos.
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